Autor

Roberto Wik

Diretor de Digital Technology & Innovation, Vecte.

Tags

Transformação Digital: questão de sobrevivência

A Transformação Digital faz parte das discussões do dia a dia dos executivos. Mas o que realmente ela significa, qual seus objetivos e impactos?

A Transformação Digital não tem a ver com tecnologia, mas sim com estratégia e novas formas de pensar. É a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a forma como ele opera e entrega valor aos Clientes.

O objetivo da Transformação Digital pode ser transformar o modelo de negócio, a experiência do cliente ou agilizar os processos operacionais. Líderes em todos os setores estão usando avanços digitais, como análise de dados, mobilidade, mídia social, RPA e dispositivos integrados inteligentes, bem como aprimorando o uso de tecnologias tradicionais, como ERP e CRM, para mudar os relacionamentos com os clientes, processos internos e propostas de valor.

Os resultados possíveis, apenas para citar alguns, são uma melhor experiência do cliente, novos modelos de negócio, redução de custos, melhoria do desempenho dos colaboradores, transações seguras envolvendo dados de clientes, vantagem competitiva.

Um estudo conduzido pela Harvard Business Review revela que mais de 66% dos CEOs esperam que suas empresas mudem seu modelo de negócios nos próximos três anos, com 62% afirmando que possuem iniciativas de gestão ou programas de transformação em andamento para tornar seus negócios mais digitais.

Se por um lado a transformação digital está na agenda do C-Level, por outro existe uma dificuldade em implementá-la e obter os resultados desejados. Segundo estudo da Forbes, 84% das empresas falham no processo de transformação digital. Já a pesquisa da McKinsey&Co mostra que a transformação digital média – um esforço para habilitar os modelos de negócio existentes, integrando tecnologias avançadas – tem 45% de chance de gerar menos lucro do que o esperado.

Entre as principais barreiras identificadas para a não obtenção dos resultados esperados com os investimentos na Transformação Digital, estão o foco direcionado apenas à tecnologia e ferramentas, a deficiência em capacitação dos talentos em todos os níveis, a falta de comprometimento da liderança da organização e a falta de definição clara dos objetivos esperados.

A transformação digital é também uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, que experimentem e se sintam confortáveis com o fracasso, transformando-o em aprendizado que alavanca o sucesso.

Diversos objetivos e motivadores levam as organizações a ingressarem na jornada da Transformação Digital. De longe, no entanto, a motivação mais franca e indispensável é que trata-se de uma questão de sobrevivência. Serão raríssimos os modelos de negócio sustentados apenas na realidade física. O que vemos pela frente é o físico de mãos dadas com o digital, e fora disso não haverá chances de sobrevivência para a grande maioria dos negócios.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin